terça-feira, 23 de agosto de 2016

PRODAM incentiva consumo de alimentos saudáveis com feira na empresa

As tarefas do cotidiano geralmente impossibilitam fazer a compras de casa durante a semana. Com isso, sobra para o final de semana o compromisso de ter que acordar cedo para ir às compras e aproveitar as frutas, verduras e legumes fresquinhos na feira. 

Mas, para os colaboradores da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), todas as quintas agora também são dia de feira.
 Dessa maneira, eles conseguem ter acesso a alimentos saudáveis, sem precisar se deslocar a outros lugares, além de incentivar a economia regional, por adquirirem produtos orgânicos de pequenos agricultores.
De acordo com a diretora administrativo-financeira da PRODAM, Paula Gabriele Monteiro, a ideia da feira surgiu com o objetivo de incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. “Sempre foi uma das queixas dos funcionários, o fato de não termos alimentação adequada nos arredores da empresa, assim a feira, de certa forma minimiza essa situação, pois você pode comprar bons produtos, com ótimos preços no seu próprio local de trabalho”, disse.
Desde o final do último mês a empresa tem realizado a Feira de Produtos Naturais, sempre das 9h às 14h, e a iniciativa tem feito sucesso entre os colaboradores. “Eles têm elogiado bastante e, por conta disso, já estamos pensando em realizar outras parcerias para agregar variedade de produtos da feira”, comentou a assistente social da PRODAM, Helena de Castro Monteiro.
Para a assistente administrativa da PRODAM, Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira, a feira traz uma série de benefícios, entre elas, a facilidade de fazer boas escolhas na hora das refeições. “Afinal, além de serem saborosos, são alimentos mais saudáveis e naturais, livres de agrotóxicos e outros produtos químicos”, destacou a colaboradora da empresa.
Já para a analista de TI, Alessandra Machado Soares, a Feira de Produtos Naturais proporciona uma economia de tempo para quem muitas vezes não tinha como ir sempre à feira. “E tendo uma aqui, todas as semanas, com tudo fresquinho, é um grande incentivo", apontou.
Saúde e Alimentação
A produtividade no trabalho também está ligada ao estado de saúde geral do organismo. No caso da má alimentação, a pessoa se torna mais vulnerável a problemas de saúde que interferem negativamente no seu trabalho, como gripes, resfriados, anemia, obesidade, diabetes e hipertensão.
Essa relação foi estudada pela Organização Internacional do Trabalho, que concluiu que a alimentação inadequada no local de trabalho pode ser responsável por reduzir em até 20% a produtividade dos funcionários. Além disso, funcionários que não se alimentam corretamente estão mais sujeitos a acidentes de trabalho, além de aumentar o absenteísmo, os atestados médicos e afastamentos.
No Brasil, menos da metade das empresas incentiva a alimentação saudável entre seus funcionários, de acordo com uma pesquisa feita em 2015 sobre o comportamento dos trabalhadores em relação a hábitos básicos de saúde.

Com Informações Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário