quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Ipaam aplica mais um milhão em multas a infratores do Sul do Amazonas por queimadas e desmatamento

OPERAÇÃO JUMAPARI 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/IPAAM


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Amazonas realizaram a Operação Jumapari, entre os dias 8 e 19 de agosto, nos municípios de Apuí, Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré, Careiro, Borba, Tapauá, Canutama, Lábrea e Boca do Acre, onde puniram com multas que somaram mais de um milhão infratores do meio ambiente por prática de queimadas e desmatamento.



A fiscalização ambiental focou no Sul e Sudeste do Amazonas, tendo como alvo fazendas e madeireiras em atuação nas áreas de abrangência das rodovias BR-319, BR-230 (Transamazônica), AM-174 e ramais adjacentes. Essas são localidades com grande concentração de crimes ambientais no Estado.

A operação encerrou com a adoção dos seguintes procedimentos administrativos: lavratura de 9 Autos de Infração, referentes a desmatamentos e queima de resíduos de serraria a céu aberto sem autorização do órgão, totalizando o valor de R$ 1.174.000,00 (um milhão e cento e setenta e quatro mil reais) em multas; e na lavratura de 6 Termos de Embargo/Interdição, relacionados as áreas desmatadas sem autorização do órgão ambiental competente.

A equipe de 11 integrantes foi constituída por analistas ambientais e técnicos da Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam, bombeiros militares lotados no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente e por policiais militares lotados no Batalhão de Policiamento Ambiental e na Ronda Ostensivas Cândido Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário